- - - - NAUFRÁGIO - - -
O primeiro grande naufrágio do século aconteceu no Mar Mediterrâneo, o transatlântico "COSTA CONCÓRDIA" virou próximo ao Porto da Ilha de Giglio na Itália.
Nomeado pelos seus donos (Grupo Costa) como CONCÓRDIA a fim de incentivar a paz em todo mundo o nome do gigante dos mares deu mostra que a "Concórdia" entre povos está muito longe de ser alcançada.
Construído como navio de passageiros era ótimo para grandes viagens e descanso. Um dos gigantes dos mares naufragou depois de uma manobra irresponsável de seu Comandante.
Construído pela empresa Italiana Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A o navio projetado para 4890 pessoas (3780 passageiros e 1110 tripulantes) deu diversas voltas pelo mundo.
O Costa Concórdia esteve varias vezes no Brasil e nele o cantor Roberto Carlos apresentou o seu show "EMOÇÕES" com grande sucesso. Das 1500 cabines existentes do gigante de "13" andares 500 delas tinham varandas para o mar.
Entre todas as comodidades já conhecidas dos grandes transatlânticos o Costa Concódia contava com uma área de esportes que ocupava um total de quase 2000 m2 com uma piscina no centro.
Das quatro piscinas, duas tinham telhados de vidro removíveis. Uma tela de televisão gigante estaba instalada junto à piscina principal. Tinha disponíveis 5 hidromassagens do tipo "jacuzzi.
O navio tinha 13 bares com diferentes tamanhos e temas de decoração. Música e dança eram disponibilizadas no "Budapest Piano Bar", "Salone Londra", "Grand Bar Berlin", "Discoteca Lisbona" e no salão de bailes "Vienna Dance Lounge".
A bordo encontrava-se também um simulador de corridas de Fórmula 1.
O navio dispunha de serviço de refeições nas cabines. Os restaurantes "Roma Restaurant", "Milano Restaurant", "Samsara Restaurant", "Club Concordia", "Parigi Buffet Restaurant" e "Caffetteria Helsinkisão" eram áreas para não fumantes.
Hoje tombado nas proximidades do porto da Ilha de Giglio tornou-se um grande problema para toda Italia.
O naufrágio q foi amplamente divulgado pela imprensa e continua sendo foco dos jornalistas que no momento devem virar as objetivas de suas cameras e microfones para os três prédios que tombaram no centro da cidade do Rio de Janeiro, se deu no Mar Mediterrâneo a aproximadamente a 9000 kms do centro do Brasil.
Para os curiosos que gostam de estar sempre pesquisando no Google Earth vai uma cópia das fotos de satélite com a localização do Grande Naufrágio.
Com estas três fotos fica bastante fácil saber onde aconteceu o sinistro que já fez 11 vitimas fatais e 10 desaparecidos e o grande problema de encontrar uma maneira de tirar os destroços gigantescos do Costa Concórdia o mais rápido possível para que ele não manche a bela vista da Iha de Giglio e suje o nome das terras dos maiores navegantes do mundo.